Odorização de grandes quantidades de gás natural em concentradores da rede de distribuição

Nos hubs em rede de distribuição de gás de fornecedores de energia importantes, grandes quantidades de gás natural são encaminhadas a partir da rede de alta pressão para diferentes sub-redes. Unidades de medida de pressão e controle são necessários para cumprir as normas de segurança exigidas. O gás natural é odorizado centralmente no líquido de alta pressão ou descentralizada em diferentes redes locais. Odorização significa que um gás odorante é adicionado ao gás natural sem cheiro.

LEWA tem fornecido soluções específicas para cada cliente para aplicações por anos. Em 2015, a LEWA desenvolveu uma excelente unidade para a odorização centralizada de imensas quantidades de gás natural na rede de alta pressão (até 1.000.000 m³/h de gás a pressões de 70 bar).

Aplicação

Desempenho máximo com os sistemas de odorização LEWA. 1,000,000 de metros cúbicos por hora como padrão

Odorizing systems for the distribution of gas in hubs

Os operadores de rede transportam gás natural através de gigantescas redes de transporte de gás para centrais elétricas, operações industriais e, utilizando redes locais, para residências particulares em toda a Alemanha. Em centros distintos, chegam grandes quantidades de gás que são posteriormente canalizadas para diferentes sub-redes e várias direções. Um controlador de pressão de gás e um sistema de medição asseguram o cumprimento dos regulamentos de segurança obrigatórios e o processamento sem problemas. Ele também regula a pressão de entrada para a pressão nominal de saída necessária. Nesta fase, o gás é normalmente odorizado – uma medida destinada a tornar a fuga não intencional de gás reconhecível cedo para todos. Assim, os riscos e acidentes de segurança podem ser evitados, e as fugas de gás podem ser detectadas rapidamente.

É aqui que a LEWA entra em jogo. Há décadas, a LEWA constrói sistemas para odorização de gases e adquiriu uma experiência inigualável em processos e aplicações.

Em 2015, um grande operador de redes de gás natural recorreu a esta experiência. Utilizando um sistema odorizador do tipo OD 4200 fabricado especificamente para este cliente, foi possível desenvolver uma solução que tem em conta as condições no local e que corresponde de forma ideal às exigências do processo difícil do cliente. O Tetrahydrothiophene (THT), um composto orgânico de enxofre com um odor intenso, é utilizado como odorífero. Com o OD 4200, o THT odoriza quantidades de até um milhão de metros cúbicos padrão por hora.

Não só o OD 4200 é o maior sistema odorizador já produzido pela LEWA, como também é atualmente o maior do seu gênero na Alemanha.

Soluções

O mega-odorizador OD 4200. Uma solução personalizada, muitos benefícios.

As seguintes propriedades tornam o OD 4200 uma solução ótima para a aplicação no centro da rede de gás:

  • 3 recipientes de alimentação resistentes a choques de pressão com capacidade de 4.200 l de odorífero (3 x 1.400 l)
  • Produção das quantidades de gás necessárias utilizando 4 Bombas dosadoras de diafragma LEWA Ecoflow do tipo LDB
  • Capacidade de até 1.000.000 de metros cúbicos padrão por hora a uma pressão de 70 bar
  • Alta precisão de dosagem e desligamento automático por pressostato em caso de falha
  • A cada 100 horas, a bomba 1 e a bomba 4 se revezam como bombas de reserva para evitar que as válvulas entupam etc.
  • Comunicação automática de falhas à unidade de controle principal do lado do cliente
  • Controle de dosagem através de um sistema de supervisão eletrônica no quadro de comando
  • 4 sistemas de controle de odores LEWA OCU (controlado pelo CLP da parte do cliente) incluindo 4 SPU e rede SIOU e 4 placas de entrada EXU
  • Determinação do nível de enchimento utilizando uma sonda capacitiva
  • Prevenção de transbordamento de vasos utilizando uma placa de controle de válvula solenoide (desligamento automático da válvula solenoide)
  • Medição do fluxo do odorífero por 4 medidores de fluxo no sistema de odorização ou na linha de descarga até ao ponto de injeção
  • Partes úmidas em 1.4404, 1.4571, aço 316SS, PTFE, elastômero perfluor ou vidro
  • Limpeza das cabeças da bomba e das linhas de sucção e pressão através de 4 sistemas de lavagem
  • Em caso de vazamento, o odorífero que escapa é capturado em uma calha, que é testado de acordo com a diretriz da calha de aço
  • Filtros de carvão ativado para controle de odor nas linhas de ventilação dos vasos (incluindo uma válvula de três vias para a conexão de uma linha de retorno de vapor)
  • Filtros de proteção contra chamas como proteção contra explosões na linha de ventilação de ar
Odorizing systems for the distribution of gas in hubs

OD 4200 dimensões do equipamento

L [m] W [m] H [m]
4,50 1,95 3,10

Histórico

Por que é o gás natural odorizado? Quais são os requisitos que o odorante têm de cumprir?

A odorização do gás natural é uma medida de segurança importante, não apenas para os compradores de gás e clientes. Anteriormente utilizado cidade ou gás tinha um forte odor intrínseco e a odorização raramente era necessária. Enquanto isso, o gás natural comumente utilizado é limpo e quase inodoro. A fim de ser capaz de detectar imediatamente vazamento na rede de gás, a odorização do gás natural é obrigatória como medida de segurança. O gás adicionado durante o odorização gerar odores de alerta específico. Isto evita a formação de misturas de gás / ar explosivas, que são altamente perigosas.

Os odores usados ​​na odorização do gás natural deve cumprir os requisitos de segurança especiais. O seu odor deve ser perceptível mesmo a uma alta diluição, e inequivocamente induzir a associação com fugas de gás. O odorante deve, portanto, ter cheiro desagradável e característico.

Na Alemanha, os compostos orgânicos de enxofre, voláteis são frequentemente utilizados como odorante. Seu cheiro típico é evocativa do cheiro de ovos podres. Muitas vezes o enxofre saturado tetrahydrothiophenes heterociclo inodoros (THT) é utilizado em concentrações de 12 a 25 mg/m. Freqüentemente, Misturas de modo mercaptana estão em uso.

Portanto, há odorantes livres de enxofre. Ao contrário da odorização com a substâncias contendo enxofre THT ou odorantes isentos de enxofre mercaptano têm a vantagem que não há óxido de enxofre adicionais formados durante a combustão de gás natural. Exemplos de substâncias odoríferas isentos de enxofre são misturas de acrilato de etilo (> 50%), acrilato de metilo e 2-etil-3-metilpirazina. Estas substâncias produzem um odor de solventes semelhantes, que, de acordo com o estudo pelo DVGW, é silenciosamente associada com gás natural por operadores. Mas, a eficácia de substâncias de síntese é silenciosa controversa.

(Fonte: Wikipedia.de, "Odorierung", 10/2016).

Indústrias

Odorização do gás com bombas e conjuntos de dosagem LEWA

Gás natural, oxigênio e nitrogênio são inodoros, mas potencialmente perigosos. É por isso que estes gases são "odorizados" com uma substância que cheira o mais forte possível. Há mais de 40 anos, a LEWA desenvolve sistemas para a odorização de gases como gases naturais, biogases e gases liquefeitos. Este processo é extremamente importante, por isso o sistema de odorização tem de funcionar de forma precisa e confiável.

More Details

Conjuntos de dosagem e bombas para centrais elétricas e fornecedores de energia

A LEWA oferece suporte aos operadores e fornecedores de energia elétrica com bombas e sistemas de transporte, dosagem e mistura de diferentes fluidos. Não só fornecemos os nossos produtos às centrais elétricas, mas também desenvolvemos soluções para estações de tratamento de águas residuais, engarrafadores de gás, produtores de biogás, fornecedores regionais de energia e produtores de hidrogênio.

More Details

Produtos

Bomba dosadora de diafragma LEWA ecoflow®

LEWA ecoflow é a bomba de dosagem inovadora e universal com sistema de proteção do diafragma DPS em um sistema modular experimentadas e testadas. Adequado para inúmeras aplicações, a ecoflow é a nossa verdadeira all-around , baseada para clientes de todas as indústrias.

More Details

Sistema de Odorização LEWA

A LEWA vem construindo sistemas de odorização para gases como gás natural, oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono há mais de 40 anos. Os sistemas de odorização LEWA dosam o odorante em questão de forma confiável, proporcional e econômica.

More Details

Sistemas de dosagem específicas para o cliente da LEWA

Sistema de dosagem "turnkey" em circuito fechado com equipamento de monitorização e teste de plausibilidade. Seu sistema de dosagem configurado individualmente com uma bomba idealmente projetada para a dosagem de fluidos em processos automatizados.

More Details

Receba atualizações

Inscreva-se no nosso boletim!

Obtenha insights da LEWA sobre produtos, aplicações e negócios de medição de fluidos. Registe-se agora gratuitamente.

Social Media

LEWA is on Linkedin LEWA is on YouTube LEWA is on Instagram
©2021 LEWA GmbH  Terms & Conditions Privacy Imprint
play_circle_filled